NewSpace Winter School
Data: 10-14 de Fevereiro de 2026
A NewSpace Winter School, organizada pela Espaço ao Cubo, é um curso de uma semana concebido para estudantes universitários com interesse em Física, Engenharia, Tecnologias Espaciais, Gestão e Direito do Espaço.
Onde:
- 10-12 Fev - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Edifício C8 (Salas 8.2.39 (Palestras) e 8.2.10 (Workshops))
- 13-14 Fev - Museu das Comunicações
Sobre o Programa
Ao longo de cinco dias, os participantes farão parte de palestras temáticas e sessões de workshop focadas nos principais pilares do ecossistema NewSpace. Cada bloco combina bases teóricas com aprendizagem prática, promovendo o conhecimento técnico, o pensamento interdisciplinar e competências criativas de resolução de problemas.
Blocos Temáticos
🔭 TELESCÓPIOS
Explore a observação espacial através de uma abordagem focada na instrumentação e investigação astrofísica, contactando com sistemas de telescópios, recolha de dados e análise científica.
🛰️ SATÉLITES
Aborde os principais processos de desenvolvimento de satélites e as atuais tendências do NewSpace, cobrindo design, mecânica orbital e aplicações modernas.
🌐 DOWNSTREAM
Dedicado às aplicações de dados de satélite, focando-se no uso prático de informação espacial para soluções tecnológicas, comerciais e sustentáveis.
🚀 SISTEMAS DE LANÇAMENTO
Explore os vários veículos de lançamento existentes, com um foco especial em tecnologias emergentes e o seu papel no setor NewSpace.
📈 BEYOND ENGINEERING
Um bloco transversal que abrange gestão, comunicação de ciência, empreendedorismo na ciência e direito do espaço, reforçando a compreensão dos participantes sobre a indústria espacial de forma abrangente.
💡 HACKATHON
A Winter School encerra com um Hackathon de 24 horas, onde equipas multidisciplinares aplicam o conhecimento adquirido ao longo da semana para desenvolver um projeto criativo relacionado com o NewSpace.
Horário
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
Oradores
Telescópios
.png)


André Moitinho
Professor de Astrofísica - FCUL & LIP
Ver Bio e Detalhes da Palestra
10 FEV - 15:00 - Palestra
Título da Palestra: Telescópios: tecnologia que estende os nossos sentidos para explorar o Universo
Resumo: Os telescópios são instrumentos fundamentais da astrofísica, permitindo observar o Universo muito para além das capacidades do olho humano. Nesta apresentação discutem-se os princípios físicos que governam o seu funcionamento, os principais tipos de telescópios e a forma como os avanços tecnológicos, na Terra e no espaço, têm moldado as grandes descobertas astronómicas.
Biografia: Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). É especialista no estudo da Via Láctea e em ciência de dados. Coordena a participação nacional na missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA). O seu trabalho recente inclui a produção de mapas da Via Láctea, usando medições de perto de dois mil milhões de estrelas, que se tornaram as imagens icónicas da missão Gaia.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia de 2010 a 2022. Entre 2016 e 2022 foi diretor da revista "Astronomy & Astrophysics", uma das principais revistas de Astronomia profissional do mundo. Tem integrado várias comissões internacionais entre as quais se destacam as da ESA e ESO (Observatório Europeu do Sul) onde trabalhou na definição de prioridades científicas e de desenvolvimento de telescópios, instrumentos e missões espaciais. Foi membro da Comissão para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS) das Nações Unidas, onde integrou o grupo de peritos em lixo espacial, contribuindo para a definição das Linhas de Orientação para a Sustentabilidade a Longo Prazo das Atividades no Espaço Exterior.


Ricardo Ferreira
Engenheiro de Instrumentos Óticos - N3O
Ver Bio e Detalhes da Palestra
10 FEV - 15:45 - Palestra
Título da Palestra: Instrumentos óticos no NewSpace
Resumo:
- Necessidades específicas e requisitos para telescópios de missões de Observação da Terra
- Acomodação dum telescópio num satélite e interações com outros sub-sistemas
- Diferenças de uma missão NewSpace e "OldSpace", comercial e científica
- Testes e caracterização em solo
Biografia: Iniciou o seu percurso académico no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, onde concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. No mestrado especializou-se na área de Física de Plasmas, com a dissertação centrada no sistema de ignição laser do tubo de choque European Shock Tube for High-Enthalpy Research (ESTHER) da Agência Espacial Europeia (ESA). Ingressou no programa doutoral do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST onde de novo continuou a colaborar com o projecto ESTHER da ESA. Durante o doutoramento participou nas campanhas de validação e qualificação do combustion driver, do sistema de vácuo, e diagnósticos de espectroscopia e interferometria, assim como no design de diversas peças para sub-sistemas. Trabalha desde 2024 na N3O onde é um dos responsáveis pela análise e teste dos instrumentos óticos dos satélites VHR (Very High Resolution) para Earth Observation como parte do PRR para a Constelação Atlântica.



Nuno Gonçalves
Assistente de Investigação - FCUL & IA
Ver Bio e Detalhes do Workshop
10 FEV - 17:00 - Workshop
Título do Workshop: Introdução ao design ótico de telescópios para o espaço
Resumo: O objetivo deste workshop é fornecer aos participantes uma visão geral dos modelos de telescópios atualmente utilizados em aplicações de astronomia em observatórios terrestres e espaciais. Pretende-se capacitar os participantes a entender os compromissos entre comprimento focal do telescópio, campo de visão, resolução espacial e orçamento radiométrico e aplicarem de acordo com o seu caso científico. No decorrer do workshop, os participantes deverão ser capazes de realizar uma primeira abordagem ao design ótico de um telescópio que possa ser utilizado nos seus projetos.
Biografia: Concluiu o mestrado em Engenharia Física em dezembro de 2020 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Realizou a sua dissertação de mestrado no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, na área de instrumentação ótica e metrologia. Após a tese, foi convidado a integrar a equipa de Instrumentação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço como assistente de investigação, onde trabalhou em duas missões da ESA: as missões ATHENA e PLATO. Na missão ATHENA, foi responsável pelo trabalho de laboratório associado ao modelo de engenharia de um dos subsistemas da nave, o sistema de metrologia a bordo. Na missão PLATO, foi responsável pela construção, verificação e teste de um colimador à temperatura ambiente, como parte do equipamento de apoio em terra para a missão. Atualmente, está a realizar um doutoramento em Engenharia Física na FCUL, com a tese intitulada "Towards the miniaturization of cross-dispersed echelle spectrographs." É também assistente convidado na FCUL, onde leciona aulas laboratoriais das unidades curriculares de circuitos e sistemas digitais, eletrónica e sistemas analógicos e engenharia da medida para alunos de licenciatura e mestrado. Continua ainda o trabalho enquanto assistente de investigação, realizando o design ótico para projetos relacionados com observatórios na Terra e no espaço.
🌙 10 FEV - 20:30 - Observação Noturna
Observatório Astronómico da Ajuda
Satélites


João Oliveira
Professor Auxiliar - Instituto Superior Técnico
Ver Bio e Detalhes da Palestra
11 FEV - 09:30 - Palestra
Título da Palestra: Ambiente espacial e projeto de satélites
Resumo: O ambiente espacial em que um satélite opera durante a sua missão, seja em órbitas LEO, MEO ou GEO, influencia o design de muitos dos seus subsistemas. Nesta apresentação serão referidas algumas das características mais importantes do ambiente espacial, relacionando-as com o projeto e teste de satélites, incluindo: cargas estruturais e vibrações durante o lançamento; arrasto atmosférico e duração da missão; erosão por oxigénio atómico e proteção das superfícies expostas; ambiente térmico e controlo térmico passivo e ativo; colisões com detritos espaciais e micrometeoritos; ambiente de radiação e proteção; reentrada do satélite e design for demise.
Biografia: João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira é Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. É Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico desde 2004. Os seus interesses de investigação recentes incluem o ruído de rotores de drones, a previsão de ruído aeronáutico perto de aeroportos, a previsão do ruído de lançamentos espaciais, a diminuição de resistência aerodinâmica para satélites em VLEO. Leciona atualmente as UC de Mecânica Orbital e Ambiente Espacial.


Pedro Prates
Engenheiro de Análise de Missão - N3O
Ver Bio e Detalhes da Palestra
11 FEV - 10:15 - Palestra (Parte 1)
Título da Palestra: Análise de Missão para os Satélites VHR da N3O
Resumo: Vamos explorar os fundamentos de Astrodinâmica e Análise de Missão com foco na Fases 0/A. A apresentação vai também demonstrar o trabalho realizado até agora na N3O nas missões do PRR da Constelação Atlântica com foco em Análise de Missão e Engenharia de Sistemas. Para finalizar, vou partilhar a minha experiência e alguns conselhos sobre como ingressar a indústria do Espaço.
Biografia: Iniciou o seu percurso no espaço na Universidade de Southampton, onde estudou no Mestrado de Engenharia Aerospacial com especialização em desenvolvimento de satélites. Completou dois estágios e participou no CanSat USA e outros projetos de espaço (como o desenvolvimento de um sistema de propulsão para satélites). Após completar o curso, trabalhou na Fase 0/A de uma missão para desenvolver um CubeSat interplanetário. Atualmente, trabalha na N3O, com sede em Matosinhos onde faz sobretudo Mission Analysis, com apoio em Systems e em AIT. Na N3O, tem estado a desenvolver dois satélites VHR (Very High Resolution) para Earth Observation como parte do PRR para a Constelação Atlântica.


Vasco Amorim
Engenheiro de AIT - N3O
Ver Bio e Detalhes da Palestra
11 FEV - 10:15 - Palestra (Parte 2)
Título da Palestra: Engenharia Mecânica nas Fases C e D de um Satélite
Resumo: Análise das Fases C e D do desenvolvimento de um satélite, com foco na componente mecânica. A apresentação irá abordar o design, integração e testes, incluindo estrutura, mecanismos, MGSE e operações de AIT, bem como os principais desafios encontrados durante estas fases. Serão apresentados exemplos do trabalho desenvolvido na N3O no âmbito dos satélites VHR da Constelação Atlântica (PRR).
Biografia: Sempre com um forte interesse por engenharia mecânica, iniciou a sua formação com um curso técnico de mecatrónica. Desenvolveu experiência prática em projeto e fabrico através do desenvolvimento mecânico de equipamentos hospitalares. Posteriormente, integrou um laboratório de investigação associado à FEUP, focando-se na caracterização de materiais compósitos e participando na coautoria de artigos científicos sobre o tema. Atualmente, trabalha na N3O, um integrador de satélites com sede em Matosinhos. Iniciou funções como Técnico de Sistemas e, após concluir a licenciatura em Engenharia Mecânica, assumiu responsabilidades como Engenheiro de AIT. O seu trabalho concentra-se no desenvolvimento e utilização de MGSE, na definição e execução de operações críticas de integração e teste do satélite, incluindo montagem, campanhas ambientais e transporte, bem como no apoio a atividades de sistemas.
🛠️ 11 FEV - 11:30 - Workshop
Detalhes a anunciar
Downstream


Diogo Amorim
Gestor de Desenvolvimento de Negócio - Critical Software
Ver Bio e Detalhes da Palestra
11 FEV - 14:30 - Palestra
Título da Palestra: Space & Science @ Critical Software: Engineering Across Space Missions and Scientific Domains
Resumo: A apresentação introduz as capacidades end-to-end da Critical Software em Espaço e Ciência, demonstrando como a engenharia avançada, software de alta fiabilidade e profunda especialização no domínio apoiam missões que vão desde a exploração planetária a infraestruturas científicas em tempo real na Terra.
Tópicos Principais:
- Visão Geral da Empresa e Herança de Qualidade: Uma breve introdução à Critical Software, a sua presença global, cultura de engenharia, certificações de qualidade e parcerias de longa data com grandes players da indústria como a Airbus, ESA e organizações científicas internacionais.
- Capacidades Espaciais e Experiência em Missões: Visão geral do papel da Critical em grandes missões, incluindo Flight Software (FSW), Verificação e Validação Independente de Software (ISVV), Engenharia de Sistemas e colaborações New Space.
- Plataformas e Produtos: Apresentação das plataformas internas que permitem o desenvolvimento rápido e fiável de missões.
- Especialização no Domínio da Ciência: Destaques do apoio da Critical às principais infraestruturas científicas (EUMETSAT, ITER, ESO/ELT, ESS & SKA).
Biografia: Diogo Amorim possui um mestrado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico. O seu percurso académico alinhou-se com o seu interesse de longa data em engenharia, física, computação e o setor espacial. Profissionalmente, iniciou o seu percurso na Tekever em 2015, contribuindo para a missão PROBA-3 da ESA. Mais tarde, passou pela Altran antes de ingressar na Critical Software em 2019, onde trabalhou em software de voo para a missão PLATO da ESA. Desde janeiro de 2024, assumiu o cargo de Business Development Manager para o vertical de Espaço e Ciência, fazendo a ponte entre a perícia técnica e a estratégia de negócio.


Leonardo Rodrigues
Engenheiro de Software - Geosat
Ver Bio e Detalhes da Palestra
11 FEV - 15:15 - Palestra
Título da Palestra: Leveraging Space Capabilities for Operational Intelligence on Earth - Downstream Earth Observation
Resumo: Iremos abordar o estado atual da Observação da Terra, explorando como é realizada a aquisição de uma imagem, como é feita uma monitorização de várias áreas à escala global e como esses dados podem ser adquiridos dentro de 24 horas. Serão apresentados exemplos de utilização de várias bandas e índices espectrais como NIR, SWIR e NDVI, para extração de informação relevante, ilustrados através de casos reais como agricultura, cheias e incêndios. Será ainda discutido o impacto da inteligência artificial e de modelos de machine learning na análise de dados e a sua aplicação em casos como classificações do uso dos solos, deteção de infraestruturas, estradas e a sua aplicação na área da defesa e segurança.
Biografia: Leonardo Rodrigues é engenheiro de software na Geosat, onde desenvolve soluções na área de Observação da Terra. Licenciou-se em 2022 em Ciências da Engenharia de Micro e Nanotecnologia pela Faculdade de Ciências da Universidade NOVA de Lisboa e concluiu o Mestrado em Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Durante o seu percurso, realizou estágios no LIP e no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, focando-se em análise de dados e machine learning. A sua tese de mestrado centrou-se no desenvolvimento de um sistema óptico para identificação de nucleações através de algoritmos de machine learning integrados com sistemas de aquisição acústica.


Eric Loewenthal
Engenheiro Principal de Serviços NRT - Thales Portugal
Ver Bio e Detalhes do Workshop
11 FEV - 16:30 - Workshop
Título do Workshop: Introdução à análise de imagens de satélite
Resumo: Este workshop tem como objetivo fazer a introdução aos fundamentos do tratamento de imagens de satélite, com base em dados abertos de Sentinel-1 e Sentinel-2, apresentando ferramentas típicas do meio. Os participantes vão ser guiados por exemplos baseados em situações reais.
Biografia: Eric Loewenthal concluiu o curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico em 2018. Integra a unidade de Espaço da Thales Portugal desde 2019, onde exerce atualmente a função de Lead Engineer dos serviços de Observação da Terra em tempo quase real (Near-Real Time – NRT), assegurando também o apoio às atividades de Ground Segment do Teleporto de Santa Maria, nos Açores. Os serviços NRT distinguem-se pela elevada rapidez na disponibilização de imagens de satélite e de produtos derivados, com tempos de entrega inferiores a 20 minutos após a aquisição. Estas capacidades suportam utilizadores institucionais a nível nacional e europeu, contribuindo para a monitorização e tomada de decisão em contextos operacionais exigentes.
🎬 11 FEV - 20:00 - Sessão de Cinema
Sistemas de Lançamento
.png)

Alain Souza
Professor Auxiliar - Instituto Superior Técnico
Ver Bio e Detalhes da Palestra
12 FEV - 09:30 - Palestra
Título da Palestra: Space Launchers: Innovation Driven by Technology and Sustainability
Resumo: Esta apresentação oferece uma visão integrada do design de lançadores espaciais no contexto da era New Space. Começa por descrever a transformação do setor espacial global impulsionada pelo aumento da comercialização e investimento privado. Examina a natureza multidisciplinar do desenvolvimento de lançadores através dos seus subsistemas principais e discute as tendências tecnológicas atuais, como fabrico avançado, propulsão híbrida e arquiteturas reutilizáveis. Por fim, reflete sobre as direções futuras para a investigação, incluindo a integração de métricas ambientais no design inicial.
Biografia: A. de Souza possui um vasto currículo académico em engenharia aeroespacial, com B.Sc. em Física e mestrado e doutoramento em Engenharia e Tecnologia Espacial pelo INPE, Brasil. A sua formação focou-se em dinâmica de voo, controlo e propulsão de foguetes. Após o doutoramento, foi investigador e professor convidado no ITA. Em 2021, juntou-se ao IDMEC/IST em Portugal como bolseiro de investigação da FCT, trabalhando em propulsão, otimização de design multidisciplinar e sistemas de lançamento reutilizáveis. Desde 2024, é Professor Auxiliar no IST.


Horácio Moreira
Engenheiro de Propulsão Sénior - Omnidea
Ver Bio e Detalhes da Palestra
12 FEV - 10:15 - Palestra
Título da Palestra: Lançadores - da superfície para órbita
Resumo:
- Introdução
- Órbita como destino
- Ambiente orbital
- Equação de foguete
- Estágios e fracções mássicas
- Vista geral de um lançador
- Perfis de missão
- Recuperação de estágios
- Estado da arte
Este programa é mais técnico e foca-se nas questões fundamentais à operação de lançadores como veículos de transporte de carga entre a superfície terrestre e órbita.
Biografia: Horácio Moreira dedicou mais de uma década à construção de uma carreira sólida na engenharia aeroespacial. Ao longo do seu percurso, esteve ativamente envolvido em vários projetos de construção de veículos aeroespaciais. Em 2011, integrou a Omnidea como Engenheiro Júnior, tendo tido um papel fundamental na criação de uma equipa dedicada à Propulsão. Atualmente, é Engenheiro Sénior de Propulsão e Sistemas e gestor de projetos, sendo reconhecido pelo seu profissionalismo e capacidade de liderança em projetos complexos como o MAPLE e o VIRIATO.
🛠️ 12 FEV - 11:30 - Workshop
Detalhes a anunciar
Beyond Engineering

Gonçalo Vera-Cruz
Consultor Sénior - PwC Paris
Ver Bio e Detalhes da Palestra
12 FEV - 14:30 - Palestra
Título da Palestra: O impacto socio-económico do Espaço - como estimar os benefícios de investir no Espaço?
Resumo: Esta palestra debruça-se sobre os métodos utilizados para estimar o impacto socio-económico de investimentos na indústria espacial. Iremos discutir como se obtêm os impactos diretos, indiretos, e induzidos em métricas económicas como o PIB e o emprego, bem como efeitos de spillover no desenvolvimento da tecnologia e do conhecimento. Casos reais serão utilizados para ilustrar os diferentes tópicos discutidos.
Biografia: O Gonçalo Vera-Cruz iniciou o seu percurso no Instituto Superior Técnico antes de rumar à TU Delft para o mestrado em Engenharia Aeroespacial. Foi exposto a diferentes segmentos da indústria através de estágios no ESOC (Alemanha) e ESTEC (Holanda) da Agência Espacial Europeia. Atualmente, trabalha como consultor sénior na PwC em Paris, focando-se em problemas estratégicos de instituições e empresas no setor espacial.


Sara Pinto Ferreira
Direito do Espaço - VdA Vieira de Almeida
Ver Bio e Detalhes da Palestra
12 FEV - 15:15 - Palestra
Título da Palestra: Direito do Espaço
Resumo: Esta palestra introduz os conceitos básicos, princípios e regras relevantes de Direito do Espaço. Irá ser dado um overview do regime aplicável ao espaço a nível internacional, europeu e nacional (com particular foco em Portugal), sendo também apresentados os maiores temas e questões de Direito do Espaço atualmente discutidos.
Biografia: Sara Pinto Ferreira integra a Vieira de Almeida & Associados (VdA) como consultora na área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia. Presta assessoria em matérias de direito do espaço, tendo integrado o projeto do concurso público do porto espacial português. Realizou um estágio na ESA em Paris e completou um LL.M. na Harvard Law School com uma Bolsa Fulbright, onde estudou o regime de responsabilidade aplicável a ciberataques a satélites.



Ana Prata
Comunicadora de Ciência - FCUL & TecLabs
Ver Bio e Detalhes do Workshop
12 FEV - 16:30 - Workshop
Título do Workshop: Managing and Valuing Scientific Knowledge
Resumo: Este workshop explora o percurso da ciência desde a criação de conhecimento até ao seu impacto tangível na sociedade e economia. A sessão foca-se no posicionamento da ciência como um ativo estratégico, examinando como o conhecimento científico pode ser comunicado e disseminado eficazmente. Serão discutidos desafios e melhores práticas na comunicação de ciência e transferência de tecnologia.
Biografia: Ana Prata é professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde coordena cursos de Empreendedorismo e Inovação. É parceira na Last2Ticket e mentora de equipas em projetos de fase inicial. Integra a rede europeia UNITE! e tem vasta experiência na organização de hackathons e workshops para desenvolver competências estratégicas e de comunicação em estudantes.
💡 12 FEV - 20:00 - Sessão de Brainstorming - JUST
🎤 13 FEV - 19:30 - Workshop de Pitch
Ana Prata - FCUL & TecLabs
Apoios e Patrocínios












Contacto
Dúvidas? Entre em contacto connosco:
- Email: space.school@espacoaocubo.pt
- Redes Sociais: @espacoaocubo

